Inscreva-se e receba novos conteúdos gratuitos assim que forem publicados!
Fonte: Camila Roxo | Psicóloga e fundadora da KeyTalent
O Dia Internacional da Felicidade foi criado pela ONU, em 2012, para promover a ideia de que sentir-se feliz é um direito humano global e todos os estados membros das Nações Unidas adotaram uma resolução pedindo que a felicidade receba maior prioridade.
O objetivo da ONU é que promover uma reflexão sobre como é avaliada a qualidade do crescimento de um país. Hoje, o Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador. Entretanto, é importante que o mundo reconheça que o “progresso” deve significar aumentar a felicidade e o bem-estar humano, mitigar o mal-estar e não apenas fazer a economia crescer.
A resolução 66/281, estabelecida na Assembleia Geral da ONU, proclamou 20 de março o Dia Internacional da Felicidade e reconheceu que o indicador do produto interno bruto – PIB, não reflete adequadamente a felicidade e o bem-estar das pessoas e, que padrões insustentáveis de produção e consumo impedem o desenvolvimento sustentável de um país. Além disso, reconhece a necessidade de um desenvolvimento mais inclusivo com uma abordagem equitativa e equilibrada para o crescimento econômico sustentável.
A resolução foi iniciada pelo Butão, um país que reconheceu o valor da felicidade nacional sobre a renda nacional desde o início dos anos 1970, quando introduziu uma nova medida de prosperidade nacional, com foco no bem-estar das pessoas ao invés da produtividade econômica e, adotou o índice de felicidade interna bruta- FIB sobre o produto interno bruto - PIB. Jigme Yoser Thinley foi o primeiro-ministro do Reino do Butão de 2008 a 2013 a participar dessa mudança de paradigma.
E desde 2013, a data sugere o uso também da métrica FIB, Felicidade Interna Bruta, criado no Butão, e que avalia o progresso da nação a partir do tripé economia, bem-estar social e preservação ambiental. Nesse sentido, as Nações Unidas convidam todas as pessoas, empresas e governos, a se juntarem à celebração do Dia Internacional da Felicidade.
E todos os anos, a ONU mede e compara a felicidade de diferentes países no Relatório Mundial da Felicidade, elaborado a partir de um cálculo multifatorial, que avalia os aspectos como a relação PIB per capita, a expectativa de vida, a existência de uma rede social de apoio diante de adversidades, a confiança no governo e nas organizações, a liberdade para fazer escolhas e a generosidade. Além disso, avalia também a subjetiva da própria felicidade.
Além do ranking, que classifica os países por seus níveis de felicidade, o relatório explora temas específicos que tem como fontes o Banco Mundial, a OMS e a Gallup World Poll. Assim, a ONU baseia seu relatório no bem-estar social, econômico e ambiental e define metas a serem alcançadas pelos países para aumentar a felicidade, porque acredita que a felicidade é um direito humano básico.
Ao comparar os relatórios dos anos anteriores, percebemos que, desde 2016, o Brasil vem perdendo posições no ranking. Do 16º lugar, o país foi para 38º em 2022 e, este ano, o Brasil está em 49º posição. Esse dado revela a urgência para esse movimento ganhar uma dimensão cada vez maior e que possamos não somente falar sobre o tema, mas principalmente atuar de forma mais ativa nas causas de sofrimento a fim de mitigar o mal-estar. E o WHR – World Happiness Report 2023 – nos entrega uma bússola para nos orientar quanto as práticas e intervenções que podemos aplicar, seja na esfera individual ou coletiva.
E você, o que tem feito para contribuir cada vez mais para um mundo mais justo, feliz, saudável e sustentável?
Clique aqui e baixe o seu WHR – World Happiness Report 2023
Você já pensou o quanto um ambiente de trabalho seguro psicologicamente impacta diretamente no bem-estar psicológico e no desempenho das pessoas?
Este foi o tema do encontro que conduzimos no dia 08/03/2023 com o time da Escola SESI de Gestão em SST como a Psicóloga e Professora credenciada.
Quando as pessoas se sentem seguras psicologicamente, elas se sentem confortáveis para questionar o status quo, expressar suas ideias, identificar falhas e aprender com os erros, sem medo de punição.
Promover ambientes psicologicamente seguros oportuniza que os colaboradores sejam mais propensos a relatar problemas e preocupações relacionados à segurança, o que pode ajudar a prevenir acidentes e lesões.
Lembre-se: Pensando na gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), a segurança do trabalho é importante, mas a segurança psicológica também é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores, mitigando riscos físicos e, principalmente, os psicológicos.
Se você é Líder saiba que a segurança psicológica em um ambiente de trabalho é moldada pelo exercício da sua liderança e influência.
Se você quer saber mais ou precisa de um orientações de como promover um ambiente psicologicamente seguro no seu time, entre em contato!
#segurançadotrabalho #sst #segurança
#segurançapsicológica #bemestarnotrabalho #saudementalpositiva #bemestar
Se liga na nova oportunidade de emprego que temos para você!
Se você se interessou por essa vaga, não perca tempo:
envie o seu currículo para o email selecao@keytalent.com.br até o dia 17/03/2023 com a sua pretensão salarial.
#keytalent #kt #vagasdeemprego #vagascampinaseregiao #vagascampinas #vagassp #vagasdeemprego
Conforme Resolução nº2/2022, publicada no final de janeiro deste ano, apenas psicólogos podem realizar a avaliação psicossocial prevista em diversas normas regulamentadoras.
Avaliação Psicossocial tem o objetivo de analisar as condições psicológicas de um indivíduo para realizar uma atividade de risco com segurança. Quando as pessoas pensam em riscos, costumeiramente, lembram mais dos riscos físicos e esquecem também do quão importante é avaliar riscos psicológicos aos quais estão expostos. Por isso fazer avaliação psicossocial se faz tão necessária para identificar possíveis riscos psicológicos.
Então, se você é psicólogo(a) ou estudante de psicologia e está cheio(a) de dúvidas sobre como atuar nessa área, ajudando empresas brasileiras a cumprirem às Normas Regulamentadoras, garanta sua vaga no curso se diferencie em sua atuação profissional.
Aprender a prática vai instrumentalizar você, a realizar a avaliação psicossocial e capacitá-lo a lidar com o processo de investigação e análise de características psicológicas, do trabalho e do ambiente organizacional que influenciam negativamente na saúde psicológica, na integridade do trabalhador e na sua capacidade de realizar uma atividade laboral.
Inscreva-se em: http://www.escolasesisst.com.br/detalhe-curso?c=1661&ca=gestão_em_saúde_e_segurança_do_trabalho
Você já viu o novo artigo "A importância da Liderança Positiva para a promoção do bem-estar e da produtividade" que nós escrevemos para a Escola de Gestão em SST?
Se você ainda não leu e quer aprender a investir em uma Liderança Positiva na sua empresa com o objetivo de promover bem-estar e produtividade para os seus colaboradores, clique no botão abaixo:
Ah! E não deixe de compartilhar o post com aquelas pessoas que você acredita que possam se beneficiar desse conteúdo. Talvez um colega de trabalho que é da área de gestão ou até mesmo líderes diretos, que você sabe que gostaria de aprender mais sobre esse assunto.
Lembre-se que ao compartilhar o link, você estará junto conosco apoiando uma causa maior que todos nós: desenvolver nas lideranças a habilidade de encontrar equilíbrio entre a gestão com foco na produtividade e o bem-estar de suas equipes.
Nessa formação inédita você vai:
•Conhecer os fundamentos e pilares da Psicologia Positiva;
•Receber o relatório das suas Forças de Caráter;
•Aprender a como aplicar as Forças de Caráter no seu time;
•Entender a como construir times resilientes;
•Ganhar um Kit com 2 ebooks exclusivos sobre Saúde Mental e Felicidade no Trabalho;
•Receber um kit com as ferramentas que vão te ajudar a construir programas que promovem a saúde, o bem-estar, o engajamento e a felicidade nas empresas.
Vai ficar de fora dessa? Vagas Limitadas!!!
Condição especial para mais de duas pessoas!
Estamos de volta! E como recebemos muitos feedbacks positivos do conteúdo sobre Psicologia Positiva que compartilhamos nos últimos dias, resolvemos compilar todo o material e fazer um KIT GRATUITO para que você possa consultar sempre que tiver necessidade.
Esperamos que esse Kit ajude você a colocar em prática todo o aprendizado e promover ambientes de trabalho mais saudáveis, cooperativos e claro, aliando tudo isso a excelentes resultados para as pessoas e para a empresa.
Nesse Kit Emergência você vai encontrar:
- Ebook: Alerta em Saúde Mental: Como sair do discurso para a Prática;
- Ebook: Psicologia Positiva: Vamos falar de Felicidade no Trabalho;
- Vídeo do TED TED "O ingrediente secreto para trabalhar melhor!" do Psicólogo Shawn Achor;
- Curso de Formação Liderança Positiva: Aplicando a Psicologia Positiva nas Empresas.
Inscreva-se já na nossa lista VIP pelo link e tenho acesso a conteúdos exclusivos como esses.
Chegou finalmente o descanso que todos nós merecemos após um ano de muitos desafios e muito trabalho. Por isso, estamos em modo recarga e em recesso mais que merecido!
Retornaremos dia 04/01/21 com toda energia e com muitas novidades para 2021.
Desejamos que você também tire um tempinho para você para descansar e recarregar.
Nós vemos em 2021 com a mesma alegria de sempre!
Inscreva-se e receba novos conteúdos gratuitos assim que forem publicados!